A produção de documentário como campo de experiência na educação marinho-costeira

Resumo

“O projeto de educação ambiental marinho costeira utilizando um documentário de curta metragem e a sua produção como campos de experiência foi um estudo de caso em duas turmas do ensino médio da Escola de Ensino Básico (EEB) Padre Anchieta, uma escola pública em Florianópolis-SC, a respeito da Ponta do Coral, um ambiente politicamente e socialmente conflituoso localizado nas intermediações da escola.

Este projeto investigou os efeitos na percepção crítica e no aprendizado dos alunos de uma das duas turmas ao participarem da produção de um documentário. E comparou estes efeitos com uma outra turma que assistiu ao mesmo documentário (o público). Como forma de avaliação, foi aplicado um questionário com questões ambientais com foco no ambiente marinho costeiro em estudo, o qual foi aplicado aos alunos da turma de produção antes e depois da produção do documentário. E, por fim, o documentário foi exibido à outra turma que não participou do processo de produção, seguido de um debate, sendo aplicado o mesmo questionário antes e depois da apresentação, a fim de comparar a quantidade e qualidade de informações, percepções, observações e interpretações construídas entre as duas turmas, a que participou da criação do documentário e a que assistiu ao mesmo. Os resultados dos questionários (de múltipla escolha, ausência e presença) foram aplicados ao teste não paramétrico unifatorial Análise de Similaridades (ANOSIM) e à análise de frequência de respostas acertativas entre os momentos.

O documentário, por meio da alteridade, serviu como forma para promover novas percepções, motivar o debate, levando, consequentemente, os alunos a uma compreensão dos assuntos abordados. Principalmente para a turma de produção, que demonstrou ter uma mudança positiva significativa com relação às respostas de antes e depois da construção do audiovisual, mas também para a turma que não o produziu, como público, que construiu novos pensamentos, conexões e correlações resultando no empoderamento dos temas associados à gestão costeira.”


Este foi um resumo do TCC de José Caetano de Oliveira. O trabalho completo pode ser encontrado aqui.