Educação Ambiental Marinho-Costeira – Um Mundo à Beira Mar
Ações nas Escolas de Florianópolis: formação, apoio e acompanhamento dos professores
A qualidade do ambiente marinho é imprescindível para a vida nas cidades litorâneas. A preservação ambiental marinho-costeira é dependente do nosso conhecimento sobre o mar, a zona costeira e os processos que ocorrem nesta faixa tão importante para a sobrevivência da espécie humana. A experimentação, a vivência, o novo olhar com a abordagem lúdica e didática é possível no laboratório livre disponível na nossa região litorânea para concretizar esta educação e buscar a transformação sustentável deste espaço.
O projeto Um Mundo à Beira Mar oferece um curso livre que aborda assuntos como: a origem e formação dos oceanos; o estudo do oceano e da região costeira com base em oceanografia; os ambientes e ecossistemas marinhos; a Ilha de Santa Catarina e o litoral catarinense; degradação ambiental na zona costeira. Fornece uma base de apoio para professores com dicas de atividades práticas para diversos temas, aplicadas ao dia a dia e às disciplinas do ensino fundamental e médio.
O projeto Mundo à Beira Mar está sendo desenvolvido em 2017 na Escola Estadual Padre Anchieta. Os professores do 1º ao 5º ano estão desenvolvendo o projeto A vida de todos nós nos diversos ambientes, tratando os impacto do lixo nos ecossistemas e as ações para reverter o cenário atual. As professoras Maria Izabel Serrão e Simone Vieira de Souza e a equipe do PIBID Pedagogia UFSC estão coordenando as ações em parceria com os professores e direção da escola. Os professores do 7º ano e do 2º ano do ensino médio estão desenvolvendo o projeto Política, resistência e movimento social da Ponta do Coral como tema transversal do desenvolvimento do conteúdo escolar. O trabalho de conclusão do curso da Oceanografia do aluno José Lucas de Oliveira, A produção de documentário como ferramenta de ensino para a educação ambiental marinho costeira, está sendo desenvolvido em parceria com os professores da escola.
Teaser do documentário sobre a Ponta do Coral – Um Mundo à Beira Mar*:
*por José Lucas C. de Oliveira.
Links:
“Mundo à Beira Mar” (vídeo de divulgação);
Página no sistema Moodle UFSC;
Vídeo da aula de campo 2011;
Documentário completo;
Página do projeto
Lixo Marinho
O lixo marinho, principalmente o plástico, foi considerado pela ONU com um dos contaminantes mais preocupantes para os ecossistemas marinhos e o oceano na atualidade. O elevado uso dos plásticos e o seu descarte inadequado na natureza tem levado toneladas deste material para o sistema costeiro e oceano, onde se acumulam em praias, na costa e nos giros oceânicos. Pela relevância, ações de educação ambiental estão sendo desenvolvidas para promover o debate e o lixo zero em escolas e na comunidade. Uma exposição foi montada com materiais coletados nas praias de Florianópolis e professores da rede pública estão sendo incentivados e apoiados para tratar o tema de forma transversal aos conteúdos curriculares obrigatórios.
Oceano na Rua 2017 – Jornada Sobre Acidificação do Oceano
1º Encontro Sobre Lixo Marinho do Atlântico Sul – Equipe Veleiro ECO