Biogeoquímica e estado trófico de um estuário-lagunar subtropical

Resumo

“Este estudo teve como objetivo investigar a dinâmica biogeoquímica e o estado trófico do estuário-lagunar do Rio da Madre (ELRM) em relação aos impactos da ação humana e às características ambientais.

A bacia hidrográfica do ELRM drena uma grande região ocupada pela rizicultura (cultivo de arroz) intensiva e, em menor escala, pela urbanização. O estuário foi setorizado em quatro regiões de acordo com o gradiente salino: laguna da Guarda do Embaú, lagoa do Ribeirão, estuário médio e estuário interno. Em cada região, dois pontos amostrais foram selecionados para coleta de água (nutrientes e biomassa fitoplanctônica), sedimento (teor de matéria orgânica) e medidas in situ da profundidade local, zona eufótica, turbidez, pH, salinidade, temperatura e oxigênio dissolvido.

O ELRM apresentou metabolismo heterotrófico em 72% das amostragens, porém, durante os períodos de autotrofia, a produção algal foi característica de sistema hipertrófico. Os dados deste estudo indicaram que o ELRM está em processo de eutrofização e que a rizicultura e urbanização estão contribuindo diretamente neste processo. O baixo tempo de residência da água e as altas taxas de denitrificação se apresentaram como mecanismos essenciais para a manutenção da qualidade ambiental deste ecossistema, favorecendo a exportação de nutrientes para os compartimentos adjacentes e controlando processo de eutrofização.”


Este foi um resumo do TCC de Alex Cabral. O trabalho completo pode ser encontrado aqui.